A medida em que o ano vai terminando a gente vai chegando às últimas datas. E a última visita agendada, aconteceu durante a 30ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo. Foi um encontro com os alunos da Semec Paulo Freire, de Porto Alegre.
A Paulo Freire inclusive, já começou a me receber em seu espaço, antes mesmo da minha visita. Semec, que atende entre seu público turmas do EJA e deficientes auditivos, começou a trabalhar meus livros através do aurum Domini - O ouro das
Missões, em uma experiência de leitura que trouxe para as salas de aula, a experiência de vida das pessoas. Minha presença foi apenas uma parte do processo levado à cabo pela competente equipe de professores que faz mais do que ensinar: oferece possibilidades.
Foi um fim de tarde especialíssimo para mim. Além das surpresas físicas, como a decoração de uma sala com motivos de histórias de terror, espaço dedicado a contação de histórias assustadoras, foram feitos encenações, prática de leitura e a mostra de talentos que fazem a gente pensar nas infinitas possibilidades que somos todos nós. E a escola trabalhou com muito carinho Contos do Sul, o livro de contos que editei em abril e que, graças aos leitores, já está no prelo para uma segunda edição.
Por último, fica um agradecimento especial à equipe de tradutoras para Libras, que me possibilitaram conversar com todas as pessoas presentes. Foi muito especial. Aprendi muito com todos vocês. Obrigada por essa oportunidade. E obrigada à Câmara Rio Grandense do Livro que, através de seus programas, faz essa ponte indispensável entre o autor e o público: foi graças a um dos programas de incentivo à leitura da CRL, que pude conhecer a Paulo Freire.
Na Paulo Freire, muitas surpresas. Inclusive, um Saci de relógio! |
Uma parte da equipe que me recebeu e me ajudou a conversar com os alunos |
Outra parte da equipe de professores que possibilitou a minha visita. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário