O dia amanheceu claro e limpo sobre Ijuí, no último 27 de abril. Quando a professora Vera, da Escola Estadual Pedro Maciel pegou a mim e minha mãe no hotel, tudo indicava que seria um dia luminoso e quente.
Abertura da VIII Feira do Livro da Escola Estadual Pedro Maciel
Prometeu e cumpriu, mas não apenas no clima. A recepção que tivemos no distrito de Itaí, há uns oito quilômetros do centro urbano de Ijuí foi tão calorosa, que mesmo o vento frio que soprava no outono das estâncias não conseguiu esfriar. Foi um prazer encontrar uma escola que não apenas mobilizou seus alunos, mas que conseguiu congregar também a comunidade para a VIII Feira do Livro e outras escolas da região. Foram muitos trabalhos feitos pelas crianças (Chin-mo-lio nunca teve uma cara de dragão tão assustadora, mas quem disse que os dragões são fofos? Eles são maravilhosos, mas isso não significa fofura, necessariamente!), que além de trabalhar As Asas do Dragão e Um rio pelo meio, também resgatou O mistério do formigueiro, através da internet. Ou seja: a escola tem uma equipe que se multiplica para realizar seu trabalho. Inclusive tive a alegria de ver uma das crônicas do blogue da Porteira da Fantasia, Quebra-Mar, trabalhado em um cartaz, com as fotos da visita que a escola promoveu às ruínas de São Miguel das Missões (se você quiser ler a crônica, clique aqui).
Chin-mo-lio, o dragão que queria voar, em nova versão
Além dos trabalhos artísticos, a escola organizou três peças de teatro com os alunos sobre os livros lidos, e tudo isso inserido numa programação riquíssima que incluiu a contação de histórias da professora e escritora Maria Helena Frantz, canto e a presença de grupo de teatro adulto cuja peça se baseia em poesias. Tudo de bom para a criançada – o que prova mais uma vez que quando a equipe quer, a equipe faz. Foram quilos de fotos, calorosos abraços, um almoço bem caseiro e muita diversão, com direito à sessão de autógrafos e tudo. Se todos os encontros deste ano forem como o da Pedro Maciel, 2011 promete muito!
O Mistério do Formigueiro, encenado
À esquerda Elaine Felden e à direita Verani Isabel Bonatto da Silva, diretora da escola
Hora dos autógrafos
Nenhum comentário:
Postar um comentário