Oi! Bem-vindo ao Diário de Viagem - Porteira da Fantasia. Este blogue tem como objetivo tornar permanentemente disponíveis os textos da Agenda do site www.porteiradafantasia.com, bem como as fotos das visitas que realizo ao longo do ano. Obrigada pela sua visita.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Como se fosse a minha casa

Quando fechamos a visita, eu me preocupei. Afinal, estava sendo confirmada a minha visita à sete turmas que ainda não tinham lido A Máquina Fantabulástica. A visita foi combinada para acontecer durante a feira do livro da escola, e coincidir com a compra dos volumes pelos alunos. E sempre que acontece de eu visitar turmas que ainda não leram o livro escolhido, fico preocupada. Acho que vai ser complicado.
Só achei.
É que eu não tinha me dado conta: o Colégio Anchieta é de educação jesuíta. E por muitas razões, estar em território jesuíta para mim me dá uma paz e uma tranquilidade muito grande. É como estar em casa. E não poderia ser diferente: coincidiu, se é que existem coincidências, que justamente no dia da minha visita, a Santa Sé, em Roma, anunciava a canonização do Padre José de Anchieta. Então, não era só estar em casa, mas estar em uma casa em festa dupla: por causa da canonização deste que agora é o primeiro santo brasileiro (pelo menos oficial, porque popularmente temos muitos mais) e por causa da XV Semana Literária. E mal pisei no prédio onde ia ser o bate papo, vislumbrei, na entrada do pequeno mas excelente museu de História Natural da escola, que fica justamente no corredor da entrada do salão, uma enorme harpia, chamando a atenção, convidando e recepcionando os visitantes. Aí sim eu relaxei. Foi como se a escola inteira me dissesse um grande "olá".
O "bem vinda" ficou por conta da criançada que me sabatinou sobre minha carreira e A Máquina Fantabulástica, sob a promessa de não revelar spoilers - o que sempre é difícil. Foram três encontros muito bacanas, com 4º anos super interessados, composto por alunos-leitores que fazem do livro um dos seus amigos. Me chamou a atenção a disciplina e a ordem, o interesse, a curiosidade e o carinho das crianças que, depois do bate-papo ainda davam uma "fugidinha" para conversar comigo mais de perto e ter respondidas suas últimas perguntas. Saí da lá muito feliz. Se 2014 for regido por essa visita intensa e deliciosa, será um ano cheio de trabalho e de muita alegria.
Tomara! Obrigada pessoal!

Bate papo na sessão da tarde

Respondendo às perguntas

Nenhum comentário:

Postar um comentário