Quando fechamos a visita, eu me preocupei. Afinal, estava sendo confirmada a minha visita à sete turmas que ainda não tinham lido A Máquina Fantabulástica. A visita foi combinada para acontecer durante a feira do livro da escola, e coincidir com a compra dos volumes pelos alunos. E sempre que acontece de eu visitar turmas que ainda não leram o livro escolhido, fico preocupada. Acho que vai ser complicado.
Só achei.
É que eu não tinha me dado conta: o Colégio Anchieta é de educação jesuíta. E por muitas razões, estar em território jesuíta para mim me dá uma paz e uma tranquilidade muito grande. É como estar em casa. E não poderia ser diferente: coincidiu, se é que existem coincidências, que justamente no dia da minha visita, a Santa Sé, em Roma, anunciava a canonização do Padre José de Anchieta. Então, não era só estar em casa, mas estar em uma casa em festa dupla: por causa da canonização deste que agora é o primeiro santo brasileiro (pelo menos oficial, porque popularmente temos muitos mais) e por causa da XV Semana Literária. E mal pisei no prédio onde ia ser o bate papo, vislumbrei, na entrada do pequeno mas excelente museu de História Natural da escola, que fica justamente no corredor da entrada do salão, uma enorme harpia, chamando a atenção, convidando e recepcionando os visitantes. Aí sim eu relaxei. Foi como se a escola inteira me dissesse um grande "olá".
O "bem vinda" ficou por conta da criançada que me sabatinou sobre minha carreira e A Máquina Fantabulástica, sob a promessa de não revelar spoilers - o que sempre é difícil. Foram três encontros muito bacanas, com 4º anos super interessados, composto por alunos-leitores que fazem do livro um dos seus amigos. Me chamou a atenção a disciplina e a ordem, o interesse, a curiosidade e o carinho das crianças que, depois do bate-papo ainda davam uma "fugidinha" para conversar comigo mais de perto e ter respondidas suas últimas perguntas. Saí da lá muito feliz. Se 2014 for regido por essa visita intensa e deliciosa, será um ano cheio de trabalho e de muita alegria.
Tomara! Obrigada pessoal!
![]() |
Bate papo na sessão da tarde |
![]() |
Respondendo às perguntas |
Nenhum comentário:
Postar um comentário