Oi! Bem-vindo ao Diário de Viagem - Porteira da Fantasia. Este blogue tem como objetivo tornar permanentemente disponíveis os textos da Agenda do site www.porteiradafantasia.com, bem como as fotos das visitas que realizo ao longo do ano. Obrigada pela sua visita.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Cerro Branco: Patrimônio e Educação

   Aposto que você vai perguntar a mesma coisa que todo mundo me pergunta (a menos que seja de lá). E que foi o que me perguntei, também: Cerro Branco? Onde é isso? Pois Cerro Branco fica na região de Candelária. É uma pacatíssima cidade, pequena, limpa e muito simpática, há pouco mais de 50 km de Santa Cruz.
Se você entrar no Google Earth, vai encontrar algumas imagens do lugar, sobretudo dos arredores. O que você não vai encontrar, porque não dá para fotografar, é a simpatia com que as pessoas te recebem e a atenção que elas te darão. Não estará lá a tranquilidade invejável para quem vive em uma cidade um pouco maior, o silêncio, os passarinhos no meio da estrada depois que passa o caminhão carregando arroz, espertos que são. Então, aqui na Porteira da Fantasia, eu trago um pouco de Cerro Branco para vocês: um pouco do patrimônio histórico, um pouco da fé na Literatura (a cidade, de apenas 4.500 habitantes, mantém uma Biblioteca Pública moderna e iluminada), um pouco do cenário natural inestimável que cerca a planície onde ela se abriga. Trago para vocês um pouco dos inúmeros trabalhos realizados pelos alunos: A Máquina Fantabulástica, A Estrela de Iemanjá, e aurum Domini - O ouro das Missões, foram alguns dos livros lidos e trabalhados pelos alunos do Colégio Estadual de Cerro Branco. As inúmeras falas que tive, me marcaram pela atenção dos alunos, pela timidez e pela valorização das minhas simples palavras: mais de um aluno assistiu, por conta própria, há duas das palestras (uma com sua turma e outra por pura vontade). Ganhei livros confeccionados por alunos e um garoto veio à noite pegar meu autógrafo e me contar que já estava no terceiro capítulo da sua história (espero que a essa altura já tenha terminado, porque eu quero ler!), de tão entusiasmado que ficou com a visita. E por toda a cidade, as pessoas me cumprimentavam, curiosidade estampada nos olhos, atenção e alegria. Mas não pense que a escola trabalhou apenas os meus livros: na Feira Multicultural, vi trabalhos sobre Moby Dick (Herman Melville), A Queda da Casa de Usher (Edgar Allan Poe) e o divertidíssimo A Vaca Voadora  (Edy Lima). Havia discussões contemporâneas sobre temas pertinentes à adolescência atual. E havia dezenas e dezenas de trabalhos da área de artes, enfocando Di Cavalcanti, Anita Malfati, Picasso.
E às vezes a gente encontra cidades vinte vezes maiores que dizem que não dá para fazer... É claro que dá: desde que a comunidade queira, desde que as famílias apoiem, desde que exista interesse.

Foi a primeira vez que Cerro Branco participou do programa Autor Presente, do Instituto Estadual do Livro, e me sinto orgulhosíssima de ter sido a escolhida para estar lá. Espero que tenha sido a primeira de muitas participações! Valeu a pena!


Miniaturas dos orixás do livro

Uma das sessões de bate papo. Salão lotado

Os alunos reproduziram a capa de "A Estrela de Iemanjá" com estátuas vivas 

Com a diretora do Colégio, na abertura da Feira

Com a professora da área de artes. Excelentes trabalhos

Na chegada à escola, a festa já estava preparada

O prédio onde morava Joaquim,
de "A Máquina Fantabulástica"

A produção textual dos alunos incluiu leitura crítica de
"A Estrela de Iemanjá"

 Alguns dos trabalhos da mostra


Nenhum comentário:

Postar um comentário