Por essa eu não esperava: o projeto que fechou 2013 foi o Projeto Leituração, da Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo, organizado pela professora Juraci Moehlecke. A professora me convidou para fazer parte do rol de escritores do projeto, ao lado de nomes como André Neves, Wagner Costa, Walmor Santos, Dilan Camargo e Kalunga, depois de assistir a uma apresentação minha em um dos eventos que festejou os 10 anos do projeto Ler, outro belo projeto de incentivo à leitura, coordenado pela Feevale, e contando com a Faccat e o Grupo Editorial Sinos na confecção dos fascículos. Assim com o Ler, o Leituração tem como principal meta fomentar a leitura nas escolas, através do acesso gratuito aos livros e, posteriormente, um bate-papo entre leitores e escritores. Assim, me vi envolvida nesse trabalho que incluiu um encontro exclusivo com os professores da rede e, também, uma palestra na Feira do Livro de São Leopoldo.
Participar do Leituração foi muito muito especial, porque me levou a uma verdadeira maratona de visitas. No primeiro dia de encontro com os alunos, visitei nada menos do que quatro escolas e no último (mais "light") duas! Fiquei meio atontada com tanta pergunta, mas perfeitamente à vontade com todo o carinho, atenção e preparo nos encontros. Eu gostaria, mais uma vez, de poder colocar aqui todos os trabalhos que vi e fotografei, mas, infelizmente, a página ficaria muito pesada para baixar. Foram centenas de tarefas, cartazes, miniaturas, maquetes, releituras de texto, o que envolveu leitura e reflexão, tudo com muita criatividade para expressar o que os leitores sentiram ao mergulhar nas páginas de A Casa, Um vulto nas trevas, Um rio pelo meio, A Máquina Fantabulástica e, o que deu, para mim, o toque especial, a leitura de O Nalladigua. Teve escola que fez mais do que trabalho, fez autênticas superproduções! Sente só:

Essas imagens, logicamente, são apenas uma parte minúscula do imenso trabalho realizado nas escolas. Foram centenas de leitores que me devolveram em forma de carinho, cada palavra lida. E, mais uma vez, a imagem é pequena demais. Eu gostaria de por aqui todos os retratos, todos os abraços, todos os beijos e todas as perguntas, inclusive as atrevidas e cabeludas... mas a infinitude da internet é uma ilusão, como sabe todo o usuário da rede.

Verdade seja dita, nem todas as visitas foram como seda. Houve alguma que calou fundo ao expor de maneira muito clara as difíceis condições que a Educação encontra para acontecer, que demonstrou sem pudor, a imensa tarefa que todos nós temos enquanto cidadãos. Em compensação, houve escolas que emocionaram ao demonstrar que é possível ter uma escola pública de qualidade, que busca, que faz e que estimula a criançada a encontrar seu lugar no mundo e construir seu próprio Futuro. São instituições que contam com o apoio da comunidade, que tem seu espaço garantido entre pais, familiares e vizinhos da escola. Sempre que isso acontece, encontramos espaços alegres e animados onde os alunos se esforçam por mostrar que eles não são apenas personagens passivos do processo, mas gente disposta a aprender, empreender e seguir adiante. Quem acredita que isso é possível, não importa de onde venha, sabe muito bem para onde vai. E chega lá.

Assim que, um grande "muito obrigada" à Secretaria de Educação de São
Leopoldo, na pessoa da professora Juraci. Vocês me deram, no final de
2013, a oportunidade de fechar com o coração batendo forte, um ano que
foi muito, muito bom. Valeu!