É incrível como cada visita é única e especial! Visitar a Escola Cristo Redentor, em Canoas, foi marcante pela curiosidade dos leitores. Nem bem eu havia me apresentado já havia várias perguntas voltadas para A Máquina Fantabulástica, livro que este ano vai disparando entre os "mais vendidos" dos meus títulos.
E não foram perguntas simples, daquelas que a gente responde com um sorriso tranquilo. Não! Foram autênticos quebra-cabeças, incluindo discussões sobre os ligeirinhus e Peter Pan. As professoras estão de parabéns, não apenas pelos trabalhos feitos, mas sobretudo pelas discussões que a leitura do livro suscitou na sala, levando à discussões mais profundas do que simplesmente as origens dos personagens - que, sim, estavam presentes, mas acompanhadas de discussão. Me perguntaram, inclusive, quem é mais inteligente: o Doutor ou Einstein. E eu respondi, que o interessante seria ler, antes, "Frankenstein". Porque afinal de contas, o mais importante seria ser capaz de arcar com as responsabilidades de nossos atos e de nossas criações.
Sobrou até para o desenhista Mauro Souza, que merecia estar lá para poder ouvir, sentir o carinho da criançada e o olho arguto daqueles leitores. Houve até indagações sobre o trabalho dele que eu, infelizmente, não pude responder. Quem sabe um dia, pessoa, possamos nos juntar todos debaixo do mesmo teto e discutir a imaginação que nos move.
Questionamento inteligente e instigante |
Uma versão esquemática da Máquina Fantabulástica |
Conferindo os trabalhos |
Nenhum comentário:
Postar um comentário