Oi! Bem-vindo ao Diário de Viagem - Porteira da Fantasia. Este blogue tem como objetivo tornar permanentemente disponíveis os textos da Agenda do site www.porteiradafantasia.com, bem como as fotos das visitas que realizo ao longo do ano. Obrigada pela sua visita.

domingo, 15 de julho de 2012

Teutônia e a floresta de dedos


"Quem, aqui, leu As asas do dragão?"
Como num passe de mágica uma floresta de dedos esticados para cima deu conta de que Chin-mo-lio era um dos personagens mais conhecidos debaixo do lonão da 4ª Feira do Livro de Teutônia. Só se rivalizava aos habitantes das cidades de Cá e de Lá, de Um rio pelo meio. 750 crianças na sessão da manhã e mais de 600 na sessão da tarde, acompanharam o batepapo cheio de bom humor e com direito à teatrinho improvisado. Afinal, achei necessário explicar porque sempre digo que edição de livro é como um trabalho em grupo.
E por falar em trabalho em grupo, a Secretaria de Educação do município está de parabéns: a feira de livro, oficialmente, abriu no dia seguinte à minha visita, mas já no dia 23 as escolas de educação fundamental estavam mobilizadas para conversar comigo, antecipando o evento e preparando a criançada para a estrela maior: o Livro. A comunidade inteira se voltou para o acontecimento: na abertura da manhã, o teatro  montado por uma das escoals não envolveu apenas alunos e professores, como costuma acontecer, mas, também, pais, que subiram ao palco, se fazendo presente na escola dos filhos. A Secretária de Educação Inara Krüger Böhmer lá esteve o tempo todo, junto com a Suzi, meu "contato" com a cidade, nesta ocasião, as professoras e vereadores.
Além do encontro maravilhoso com tantos leitores - que deu direito até a autógrafo em camiseta, - houve aquele momento especial em que as crianças me devolvem em forma de trabalhos o tanto que leram: dragões de diferentes tipos e cores pousaram em folhas de papel e foram construídos com sucata e papel. Não faltaram as maquetes das cidades de Lá e de Cá, com uma ponte unindo-as sobre o rio de velozes corredeiras. E, como em todos os encontros, muito, muito carinho em forma de beijos, abraços e conversas depois do evento. Um carinho para somar, sob a sombra dos morros de Teutônia, o verde e o céu cobrindo o dia de muita alegria. Valeu pessoal!

Cenário da feira, reproduzindo o tema do convite

Ao todo, mais de 1.200 crianças em um só dia

Muitos trabalhos que valiam a pena conferir

As famílias dizendo "presente" na escola. Lindo de ver!

Hora da entrevista

Nenhum comentário:

Postar um comentário