O final de semana dos dias 27 e 28 de abril deste ano vão ficar na minha memória. Não apenas pelo dia 28 ter sido o do lançamento de Contos do Sul, minha coletâneas de contos de terror de fundo folclórico, e também o lançamento de História Fantástica do Brasil - Guerra dos Farrapos antologia da qual participo com o conto O pé de angico, mas pelo evento em si mesmo.
Hora do autógrafo |
Durante muito tempo eu sonhei com duas coisas: eu queria ver a Literatura Fantástica ser valorizada, e queria ver o folclore brasileiro ser reconhecido como uma importante fonte de geração desta Literatura. E foi isso o que aconteceu no Memorial do Rio Grande, em Porto Alegre, nos dias 27 e 28 de abril, na 1ª Odisseia de Literatura Fantástica, organizada por Christopher Kastensmidt, e Duda Falcão e Cesar Alcázar, da Editora Argonautas. O trio inspirou-se na Fantasticon, evento que acontece em São Paulo, e preparou um dos mais importantes encontros da área na Literatura Brasileira. A palestra de abertura foi feita por Cesar Guazzelli, enfocando a obra de Simões Lopes Neto, autor gaúcho que o Rio Grande do Sul comemora em 2012 com especial atenção já que este é o ano do centenário da primeira publicação de uma de suas obras mais importantes, o Contos Gauchescos.
Feira de livros |
As demais mesas reuniram nomes de peso de dentro e de fora do fandom, aquele grupo de leitores que curte tanto o Fantástico que não se contenta em ler: precisa, também produzir.
Mesa de debates |
Vieram participantes de todo o Brasil e representantes de significativas editoras do gênero no país. Aqui estiveram Gerson Lodi-Ribeiro, Christian David, Douglas Quintas Reis, Luiz Ehlers, Roberto Causo, Rober Pinheiro, Giulia Moon, Rosana Rios, e muitos outros, conversando, debatendo ou, simplesmente, participando, com autores como Caio Riter, Carlos André Moreira, Lu Tomé e Samir Machado de Machado. E convivendo e debatendo com outros autores, leitores, aspirantes ou simples curiosos que foram até o Memorial conferir o que é a Fantasia Brasileira tem. Foram dezenas de sessões de autógrafos, centenas de e-mails trocados e um brilho especial nos olhos de todo mundo. Um evento democrático e acessível, que chamou a atenção pela organização e a presença massiva do público interessado.
Lançamento de "Contos do Sul" |
Posso dizer com muita alegria: estive lá. Participei. Lancei livro, autografei, pedi autógrafo e banquei a tiete. E se nada disso tivesse algum valor, revi velhos amigos e fiz novos - para mim, o grande legado de ter o privilégio de escrever e publicar.
Homenagem à Simões Lopes Neto |
Eu, Christopher Kastensmidt, organizador do evento e Roberto Causo, escritor e editor
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário