Oi! Bem-vindo ao Diário de Viagem - Porteira da Fantasia. Este blogue tem como objetivo tornar permanentemente disponíveis os textos da Agenda do site www.porteiradafantasia.com, bem como as fotos das visitas que realizo ao longo do ano. Obrigada pela sua visita.

terça-feira, 15 de maio de 2012

"Contos do Sul" na 1ª Odisseia de Literatura Fantástica

O final de semana dos dias 27 e 28 de abril deste ano vão ficar na minha memória. Não apenas pelo dia 28 ter sido o do lançamento de Contos do Sul, minha coletâneas de contos de terror de fundo folclórico, e também o lançamento de História Fantástica do Brasil - Guerra dos Farrapos antologia da qual participo com o conto O pé de angico, mas pelo evento em si mesmo.

Hora do autógrafo
Durante muito tempo eu sonhei com duas coisas: eu queria ver a Literatura Fantástica ser valorizada, e queria ver o folclore brasileiro ser reconhecido como uma importante fonte de geração desta Literatura. E foi isso o que aconteceu no Memorial do Rio Grande, em Porto Alegre, nos dias 27 e 28 de abril, na 1ª Odisseia de Literatura Fantástica, organizada por Christopher Kastensmidt, e  Duda Falcão e Cesar Alcázar, da Editora Argonautas. O trio inspirou-se na Fantasticon, evento que acontece em São Paulo, e preparou um dos mais importantes encontros da área na Literatura Brasileira. A palestra de abertura foi feita por Cesar Guazzelli, enfocando a obra de Simões Lopes Neto, autor gaúcho que o Rio Grande do Sul comemora em 2012 com especial atenção já que este é o ano do centenário da primeira publicação de uma de suas obras mais importantes, o Contos Gauchescos.

Feira de livros
As demais mesas reuniram nomes de peso de dentro e de fora do fandom, aquele grupo de leitores que curte tanto o Fantástico que não se contenta em ler: precisa, também produzir.

Mesa de debates
Vieram participantes de todo o Brasil e representantes de significativas editoras do gênero no país. Aqui estiveram Gerson Lodi-Ribeiro, Christian David, Douglas Quintas Reis, Luiz Ehlers, Roberto Causo, Rober Pinheiro, Giulia Moon, Rosana Rios, e muitos outros, conversando, debatendo ou, simplesmente, participando, com autores como Caio Riter, Carlos André Moreira, Lu Tomé e Samir Machado de Machado. E convivendo e debatendo com outros autores, leitores, aspirantes ou simples curiosos que foram até o Memorial conferir o que é a Fantasia Brasileira tem. Foram dezenas de sessões de autógrafos, centenas de e-mails trocados e um brilho especial nos olhos de todo mundo. Um evento democrático e acessível, que chamou a atenção pela organização e a presença massiva do público interessado.

Lançamento de "Contos do Sul"
Posso dizer com muita alegria: estive lá. Participei. Lancei livro, autografei, pedi autógrafo e banquei a tiete. E se nada disso tivesse algum valor, revi velhos amigos e fiz novos - para mim, o grande legado de ter o privilégio de escrever e publicar.
Homenagem à Simões Lopes Neto
Eu, Christopher Kastensmidt, organizador do evento e Roberto Causo, escritor e editor

Nenhum comentário:

Postar um comentário