Oi! Bem-vindo ao Diário de Viagem - Porteira da Fantasia. Este blogue tem como objetivo tornar permanentemente disponíveis os textos da Agenda do site www.porteiradafantasia.com, bem como as fotos das visitas que realizo ao longo do ano. Obrigada pela sua visita.

domingo, 2 de setembro de 2012

Festa Literária de Dois Irmãos


Eu penso na Festa Literária de Dois Irmãos e imediatamente a palavra "colorido" me vem a mente. Porque foi exatamente isso, um momento cheio de cores, animação e alegria, que me levou, pela terceira vez neste ano, ao encontro dos leitores da pequena cidade da subida da Serra.
O evento não por nada se chama "festa". Pois é isso mesmo o que é, uma festa, onde música, teatro, dança e bate-papo se vinculam diretamente a estrela do momento: o livro. São cinco dias de intensa atividade nos fundos da Antiga Igreja Matriz de Dois Irmãos, que além de abrigar palestras, também oferece aos visitantes uma exposição de obras de Histórias em Quadrinhos. Além deste espaço, a Festa Literária também aproveitou o salão de baile da Sociedade Santa Cecília, logo ao lado, para reunir leitores e escritores - como foi o meu caso. Para mim, ainda um lugar muito especial: naquele simpático salão  também acontecem os bailes de "kerb" e eu me diverti um bocado ali, certa vez, compartilhando uma marca com um  moço que me tirou para dançar. Pena que a orquestra tocava uma coisa e ele dançava outra, mas foi divertido e em matéria de baile de "kerb", diversão é tudo!
Foi muito bom voltar à Dois Irmãos. Se não nos falha a memória, foi a quarta feira do livro organizada pelo município da que participei. Um momento muito bom, que fechou com chave de ouro essa semana cheia de acontecimentos.

Nas estantes, os meus livros estiveram presentes

Uma festa de verdade tem que ter alegria!

Também tem que ter o encontro com amigos...

... e leitores.

Teve dança, teatro, música, palestras, exposição. Muito bom!

Um toque bem característico de Dois Irmãos: tudo feito à mão, com cuidado e carinho

Descontração no Maria Auxiliadora

 O Instituto Maria Auxiliadora, de Porto Alegre, me convidou para ir até lá conversar com os alunos que leram A Máquina Fantabulástica, o que eu fiz com muito prazer, porque estava ansiosa por mostrar para o pessoal o vídeo que fia para comemorar os 15 anos de publicação do livro. A escola é muito legal e conta com um pequeno jardim ao lado do salão onde foi o encontro, o que deu um respiro à manhã que já ia prenunciando as mais altas temperaturas do inverno gaúcho, em 100 anos. A criançada chegou cheia de gás, e antes mesmo de a gente começar o bate-papo, já tinha gente querendo saber várias coisas. O encontro foi super-descontraído, e contou, inclusive, com a presença do Enzo, que na verdade ainda estava na barriga da mãe, a professora da turma. Foi muito bacana e eu, é claro, deixo aqui com você, leitor, imagens do encontro. é sempre uma delícia conversar com o pessoal que leu, de fato o livro!

O encontro no Instituto Maria Auxiliadora foi bem descontraído

E a garotada curtiu o livro e o bate papo

Colégio Americano, segundo ano consecutivo

 É muito legal quando uma escola convida a gente para participar de sua vida cultura por dois anos seguidos. Foi o que aconteceu na X Feira do Livro do Colégio Americano. Estive mais uma vez lá para conversar com os futuros leitores de A Máquina Fantabulástica. A gurizada participou com muitas indagações divertidas sobre o livro e a atividade de ser escritor e apesar do frio cortante do dia, deu para sentir o coração bater cheio de calor. Teve até um futuro escritor que veio conversar comigo para saber qual a melhor maneira de ser um escritor. Muito legal! O futuro nos aguarda!

Primeira turma de bate papo
Segundo bate papo
Pessoal interessado. Tem até aspirante a escritor

X Jornada da Cultura

Estava frio. Muito frio. O céu, cinzento, mas querendo abrir, um sol tímido e morno. Puro inverno gaúcho.
Indiferentes à temperatura que nos torna famosos no país inteiro, a equipe de professores e alunos da E.M.E.F Paulo Arandt de Dois Irmãos se mobilizou para a Xª Jornada da Cultura na escola. Às danças e músicas, aos momentos de reflexão e leitura de poesias, a direção escolheu As Asas do Dragão, Um rio pelo meio, A Fortaleza de Cristal (L&PM Editores), A Máquina Fantabulástica (Editora Scipione), e A Estrela de Iemanjá (Editora Cortez)  para a leitura dos alunos. E que delícia. Dezenas de trabalhos se somaram ao impressionante painel formado por desenhos das mãos dos alunos, que ilustrava muito bem a ideia de trabalho da escola. Houve teatro e dança com Um rio pelo meio, histórias em quadrinho com As asas do dragão e perguntas inteligentes e muito pertinentes sobre os demais livros, sobretudo A Estrela de Iemanjá, este livro do qual eu gosto tanto e que parece despertar menos a atenção de professores e leitores. Uma pena. Acho que é meu livro mais bonito e bem acabado, e com ele só se rivaliza, mesmo, A Máquina Fantabulástica. Foi um momento especial, que eu compartilho com vocês!

As Asas do Dragão em HQ
Tietagem

Hora dos autógrafos

Lindo cenário da Jornada da Cultura

Apresentação

Maquetes de Um rio pelo meio

Teatro para Um rio pelo meio

Dança da solidariedade

Uma homenagem especial

Linda ilustração! E encontrei este distinto cavalheiro na Festa Literária, em agosto

Recebendo flores